O conceito chinês “Yin-yang” (taoismo) que interpreta-se como a complementaridade entre forças contrárias. A aplicação no prato demostra que o peixe está morto e vivo ao mesmo tempo
O peixe é parcialmente fritado, fazendo com que seu interior, em destaque a cabeça, estejam vivos, o servindo com acompanhamentos distintos. O animal tem a possibilidade de ficar ainda vivo por 30 minutos sendo ingerido.
2. Ikizukuri
O significado literalmente de Ikizukuri é “preparado vivo”, e também é outra de sashimi. A pessoa escolhe o peixe que quiser, e logo depois ele é estripado preservando o animal ainda vivo. Ainda é possível ver o coração bater, e os movimentos de respiração.
3. Sannakji
Esse prato coreano, são servidos pequenos polvos inteiros ou com tentáculos cortados.
4. Sashimi de rã
Esse prato japonês servem uma rã cortada num prato com gelo. Algumas partes da rã fazem sashimis, enquanto outras acrescentam na sopa. A cabeça e o coração são mantidos intactos, isso permite que o animal fiquei se debatendo enquanto é comido.
5. Salada Noma
O restaurante dinamarquês Noma está entre os 50 melhores do mundo. O prato é servido com formigas vivas junto à salada. No preparo, eles congelam os insetos até que seus movimentos fiquem lentos, e depois os servem no lugar do crouton, com um textura e um leve sabor capim-limão.
6. Queijo Casu Marzu
Esse queijo de origem da Sardenha, Itália, em seu significado literal “queijo podre”, é condenado pela vigilância sanitária, mas procurado no mercado negro. Isso por causa de seu processo de produção, pois são introduzidas larvas de mosca-do-queijo que ajudam a quebrar gorduras, fazendo a liberação de um líquido o deixando mais macio.
O queijo é consumido com as larvas vivas, elas podem saltar até 15 cm quando chacoalhadas.
7. Ostras
Vários lugares do mundo, onde o Brasil também está incluso, é comum que se comam ostras in natura. As ostras ainda estão vivas quando consumidas, o preparo é basicamente abrir a cocha e servir com sal, limão ou qualquer outro tempero.
0 comentários:
Postar um comentário