Basicamente, é a questão do instinto. Os animais fazem o que fazem instintivamente. Não é de forma pensada/premeditada. Já o ser humano, é um ser pensante e com isso, tem a capacidade de reflexão sobre seus atos. Por isso que dizem que temos os dois lados: o humano e o animal. Tudo depende de qual deixamos sobre sair.
A posse e o uso da razão caracterizam o homem distinguindo-o dos outros animais. É capaz de refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza através de suas conquistas técnico-científicas bem como elaborar conceitos e ideias. É dotado de um poder de conhecimento ilimitado: compreende a si mesmo e às coisas que o cercam, o que lhe permite alterar consciente e intencionalmente as circunstâncias em que vive.
O homem não só é capaz de conhecer, de refletir e de raciocinar sobre os demais seres vivos, mas, acima de tudo, tem a capacidade de conhecer e compreender a si mesmo. Ele se questiona sobre o sentido de sua existência, porque e para que vive. Ele se indaga acerca dos valores morais, sociais, políticos e culturais que cultiva. Como ser racional, busca seus fins, a partir de seus valores: tornar-se efetivamente humano, isto é, tornar-se pessoa.
Como ser racional e pensante, transcende os limites impostos pelo seu corpo e cria novas realidades, novas coisas, bem como é capaz de se recriar, modificando-se e aperfeiçoando-se. Por meio do pensamento, o homem se projeta no futuro em busca do infinito. O pensamento impulsiona o homem à ação e ele age melhor porque é guiado pela razão.
O pensamento e a inteligência permitem ao homem resgatar o passado para melhor compreender o presente e planejar o futuro de forma mais adequada e promissora. Como ser inventivo e criativo que é, essa apropriação do passado não se faz de maneira predeterminada e repetitiva. Os conhecimentos são constantemente renovados, o que permite e garante o avanço e progresso de cada geração em relação a seus antepassados. Nesse sentido, ao mesmo tempo que o homem reproduz o que já existe, é capaz de inovar através do uso inteligente e criativo do pensamento.
0 comentários:
Postar um comentário