Um estudo feito por pesquisadores de psicologia da Universidade do Missouri, em Columbia, Estados Unidos, fizeram uma classificação descrevendo cientificamente os tipos diferentes de bêbados.
Há alguns meses, o estudo foi publicado na revista “Addiction Research & Theory”. Fazendo análise em pessoas alcoolizadas, concluíram que possui quatro tipos de bêbados, e elegeram para representar por quatro personagens da realidade e ficção: Professor Aloprado, Mary Poppins, Mr. Hyde, Ernest Hemingway.
Foram analisadas descrições de comportamento de 374 estudantes universitários com idade média de 18, dos Estados Unidos. Os participantes avaliaram suas personalidade e fizeram o mesmo com seus amigos, isso no estado sóbrio e de embriaguez, sendo levado com os cinco fatores: estado de consciência, extroversão, estabilidade emocional, afabilidade e intelecto.
Os autores informaram pela primeira vez, com um olhar científico, área pouco explorada pela pesquisa empírica, que seria a embriaguez. Mas o estudo possui limitações, pois foram apenas pesquisas com o comportamento de universitários, e maioria brancos. Mas confirmam com os resultados, que cada pessoa sofre de um jeito diferente no estado de embriaguez.
Confira os tipos de bêbado, e veja no qual você se encaixa.
1) Bêbados Ernest Hemingway
Um lendário escritor que viveu entre 1899 a 1961. Ele dizia que poderia beber qualquer quantidade de Whisky e não ficar bêbado. O primeiro grupo identificado pelos pesquisadores, que reuniu 40% dos participantes. É o tipo que não apresentam mudanças claras na personalidade quando estão embriagados.
2) Bêbados Mary Poppins
Esse segundo é como a babá superotimista do filme Mary Poppins, do ano de 1964. Foram 14% dos participantes que apresentaram comportamento agradável, simpáticos e bem amigáveis quando beberam.
3) Bêbados Professor Aloprado
Fazendo referência ao personagem do filme Professor Aloprado, que por causa de uma fórmula química ele muda sua personalidade e se transforma em outra alguém mais extrovertido que o normal.
Nesse grupo foram 19% dos participantes que quando bebem ficam bastante extrovertidos, e ficam menos alterados pela bebida. Quando sóbrios são introvertidos. Mesmo com a mudança na personalidade, as experiências embriagado não se associam com ações inconsequentes.
4) Bêbados tipo Mr. Hyde
Personagem do livro de Robert Louis Stevenson, do livro “O Médico e O Monstro” (como o hulk). Foram 22% que apresentaram redução do estado de consciência, afabilidade e intelecto. Os classificados nesse grupo tendem a ser menos responsáveis e inteligentes , e são hostis sob efeito de álcool.
Podem apresentar chances de sofrer ações extremas, como perda de memória e pelo mau comportamento ser até preso.
You might also like:
0 comentários:
Postar um comentário