O que causa no buraco negro sua súbita explosão gigante de luz?

Telescópios já capturaram buracos negros emitindo luz, mas o que a causa tem sido um mistério. Agora, os cientistas da NASA confirmaram pela primeira vez que luzes de raio-x de um buraco negro supermassivo foram causadas pela ejeção de sua coroa.
A conclusão vem de observações feitas pelo Observatório Swift da NASA e o Nuclear Spectroscopic Telescope Array (NuSTAR). O Swift observou as explosões de raios gama e raios-x, e ao fazê-lo, viu um grande clarão vindo do buraco negro supermassivo conhecido como Markarian 335, em setembro de 2014. Depois disso, o NuSTAR centrou a sua atenção sobre ele para pegar o final da explosão de luz. Depois de analisar os dados recolhidos pelo Swift e o NuSTAR, os cientistas determinaram que eles tiveram um vislumbre da corona do buraco negro ejetando e colapsando.


Concepção artística de um buraco negro supermassivo, rodeado por um disco giratório de material caindo sobre ele
“Esta é a primeira vez em que fomos capazes de ligar o lançamento da corona à explosão de luz”, disse Dan Wilkins, da Universidade de Saint Mary, em Halifax, no Canadá, e principal autor de um novo artigo sobre os resultados, em um comunicado. “Isso vai nos ajudar a entender como os buracos negros supermassivos alimentam alguns dos objetos mais brilhantes do universo.”
Este é um grande passo em frente para compreender mais sobre os buracos negros, mas outros mistérios permanecem: como, o que faz com que um buraco negro ejete sua corona.

Share on Google Plus

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário